25 agosto 2005

Braga :: Desemprego

Como toda a gente sabe o distrito de Braga está a viver uma grave crise social e económica, com despedimentos colectivos em grande escala, devido à deslocação, ‘fuga’ e falência de diversas empresas.

Como se não bastasse, o Norte, já ser líder no desemprego, com uma taxa de 8,7% sobre o valor total a nível Nacional, uma nova vaga de desemprego deverá varrer a região do Minho, no período pós-férias. As razões estão associadas ao encerramento de empresas que normalmente sucede nesse período e ao fim dos contratos de trabalho sazonal que abrangem cerca de quatro mil trabalhadores envolvidos em regimes ocupacionais afectos ao Centro de Emprego do distrito. Braga, Guimarães, Terras de Bouro e Barcelos surgem como os concelhos mais preocupantes.

Além da deslocação e da falência de empresas do Minho, a situação é cada vez mais preocupante, dado que existem empresas que admitiam instalar-se na região e que voltaram atrás e admitem agora não o vir a fazer.

Não há responsáveis??
Não há Soluções??
Basta de tangas!

Eu, pelo menos, acredito que sim, que existem soluções!! E acredito também que essas mesmas soluções passam por uma economia com preocupações nacionais e sociais.
Basta de empresas "multinacionais" ou não, às quais apenas importa o lucro!

4 Comments:

Blogger Tiago said...

A solução que os minhotos vêem é procurar a emigração. Cada vez mais nesta região se conhece casos de pessoas que largam tudo e vão tentar a sorte ou na construção civil em Espanha ou na Suiça, onde os contratos também expiram e têm menos de um ano para juntar algum. Enfim... Portugal...

25 agosto, 2005 23:39  
Anonymous Anónimo said...

«Cada vez mais nesta região se conhece casos de pessoas que largam tudo e vão tentar a sorte ou na construção civil em Espanha ou na Suiça»

O que não deixa de ser "curioso" já que os nossos politicos estão sempre a dizer que os imigrantes fazem trabalhos "que os portugueses não querem".

NC

26 agosto, 2005 23:39  
Anonymous Silva said...

Os nossos governantes ate falam umas verdades, dizem eles que os imigrantes fazem trabalhos que os portugueses nao querem, imaginem se todos os portueses optacem pela prostitucao e ladroes! alias ate esses lugares ja estao bem ocupados, ja nao ha mais vagas.

20 setembro, 2005 04:03  
Anonymous Isabel Maria said...

ho Silva...

Tens razao ! ao escreveres "alias ate esses lugares ja estao bem ocupados, ja nao ha mais vagas" deves ter incluido toda a tua familia. ( Peninnn vem ver isto..) hahahaha...

siga...

Isabel Maria a Portuguesa

18 junho, 2006 12:38  

Enviar um comentário

<< Home