25 outubro 2005

Prora: Uma estância de férias para 20,000 trabalhadores



Entre 1936 e 1939 o regime Nacional-Socialista alemão construiu um enorme complexo destinado a albergar cerca de 20,000 trabalhadores Alemães.
Este empreendimento demonstra a preocupação social daquele regime para com a classe trabalhadora, implementando pela primeira vez no mundo, um conceito que mais tarde viria a ser conhecido com lazer no trabalho.
Tratava-se de um edifício com 4,5 kms de comprimento cujo objectivo inicial era o de proporcionar às famílias Alemãs, descanso e divertimento após uma longa temporada de trabalho. Várias garagens, um estádio de futebol, uma marina, e campos de golfe são algumas das regalias a que os ocupantes de Prora teriam direito.
Com o desenrolar da 2ª Guerra, estas instalações passaram a ajudar o esforço de guerra Alemão, fazendo com que o objectivo inicial, infelizmente, nunca tivesse sido cumprido.
As ruinas deste complexo turístico foram mantidas em segredo até à queda da União Soviética, que o usou para proveiro próprio, para fins militares.
Quer seja pelas características arquitectónicas, quer seja pelo conceito até então inovador, não há nenhuma razão, para que este projecto se mantivesse (e pelos vistos, continua) em segredo a não ser uma vontade obscura em esconder da opinião pública, as preocupações sociais que o dito regime tinha.

8 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Nessus Code Forks: GNessUS, Sussen, and Porz-Wahn
Subject: News from the Tenable talks All, Yesterday evening I spoke with Jack Huffard from Tenable regarding the choise of GNessUs for the new project name.
Amazing job on this blog you have here! seriously very well done!
I bookmarked you. Thanks for having this blog.

I have a rashguards site and a blog that you may like.
Come see if you have time.

bye ~

25 outubro, 2005 00:55  
Anonymous Anónimo said...

Convém lembrar que o projecto de Prora ganhou em 1937, o Grande Prémio da Arquitectura e a obra realizada, deu trabalho a 9,000 trabalhadores.

26 outubro, 2005 21:30  
Anonymous Ajtel said...

Mais uma ideia inovadora tida por alemães do período nacional-socialista. Outras: foguetões, combustível a partir de carvão e...
discos voadores!
Graças aos "nazis", passaram a existir «extraterrestres» neste planeta. E quem são(?) São os elementos dos «projectos negros» (ultra-secretos por muitos anos).

27 outubro, 2005 02:25  
Anonymous Anónimo said...

Antes da 2. guerra,
adolfo hitler,qual pescador astucioso,pescou para si, um povo ingénuo e farto de privações,empregando os mais saborosos iscos da época.(trabalho).
O pior foi quando resolveu dar um puxão na cana .

29 outubro, 2005 19:12  
Anonymous Anónimo said...

Eu ainda espero estar cá, para ver o mundo compreender que o Nacional-Socialismo é uma vacina para TODOS os males do mundo e o que foi feito no passado, não é mais do que uma grande ideia embrionária da qual se podem discernir coisas magníficas como Prora.

Viva Portugal! Morte aos Traidores!

03 novembro, 2005 00:23  
Anonymous Anónimo said...

Perdoai-lhes Senhor...
Eles não sabem o que dizem.

03 novembro, 2005 09:57  
Anonymous hitler said...

alemanha,ocupanos,eu quero ser alemão,que se foda portugal

08 novembro, 2005 14:50  
Blogger Weisswurst said...

Queres ser alemão? É pena, poque o que me dá mais orgulho nesta vida é de ser Português!

17 fevereiro, 2006 21:24  

Enviar um comentário

<< Home